top of page

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

A Freguesia de Samuel, integra, desde 1989, a organização de dimensão europeia “Carta das comunidades rurais europeias”, designada por Carta da Europa. Esta organização, criada em 1989, foi crescendo de acordo com o alargamento da UE. Tem 28 comunidades rurais, uma de cada um dos países da UE, todas elas participantes deste projeto. Os objetivos da Carta da Europa passam pela participação ativa de Comunidades Rurais dos países signatários no estabelecimento de ligações sólidas, troca de experiências e realização de atividades em áreas como o Ambiente, Solidariedade, Turismo Rural. Em Julho de 2002 Samuel organizou um evento, com 5 dias, co-financiado pela Comissão Europeia e pela Câmara Municipal de Soure, composto por diversas atividades, tais como uma Conferência, "A Integração Europeia dos Novos Fluxos Migratórios" e "O Voluntariado Social", temáticas fundamentais para a contínua construção europeia e inclusão dos cidadãos. Os 120 participantes estrangeiros ficaram alojados em Famílias locais, promovendo-se a participação e o convívio entre os cidadãos e indo ao encontro de objetivos de intensificação do diálogo e reforço de parcerias entre pequenas comunidades rurais bem como do apoio à diversidade cultural e direitos fundamentais. A organização deste evento foi galardoada pela Comissão Europeia com o prémio “Estrelas de Ouro da Geminação”, entregue em Maio de 2003, em Poznan (Polónia), num encontro presidido por Giscard D’Estaign que teve como pano de fundo a construção europeia e o reforço das especificidades e laços entre comunidades locais para a sua consolidação. Em 2013 Samuel foi a anfitriã de um grande encontro onde participaram 25 países da UE. Neste encontro debateram-se temas tão atuais como as alterações climatéricas e as energias renováveis.

Nos anos de 2015 e 2016, a Junta de Freguesia de Samuel foi a entidade responsável pela operacionalização dos encontros de jovens da carta da europa e pela gestão de uma candidatura apresentada ao programa “Europa para os cidadãos”. Durante 2 anos, tiveram lugar 6 encontros, que envolveram, em torno da temática do desperdício alimentar, um total de 503 participantes provenientes de todos os países da União Europeia.

Nos anos de 2019 e de 2022, a Freguesia de Samuel foi também membro do Projeto "LYCEUM Local Youngsters Creating European Unique Movements", sob a responsabilidade do nosso parceiro "OCKELBO - Suécia", subordinado ao objetivo principal de diminuir o nível de euroceticismo nas pequenas comunidades ruais da Europa, debater sobre o futuro da Europa e outros assuntos políticos de relevo, nomeadamente o Brexit, crises de imigração, eleições para o Parlamento Europeu, etc. 

Nestes dois anos, a freguesia de Samuel participou em encontros realizados em Polva (Estónia), em Bienvenida (Espanha) e Ockelbo (Suécia), abrindo os horizontes da Europa a vários jovens de Samuel. 

Para obter mais informações sobre o Projeto e as conclusões, por favor, consulte os elementos abaixo:

bottom of page